No Ré-Restaurante Dona Suzana você encontra a verdadeira moqueca e o acolhimento baiano
Alguns dos restaurantes mais famosos de Salvador têm a vista para a Baía de Todos os Santos como carta na manga. No caso do Ré-Restaurante Dona Suzana o trunfo é se sentir em casa, a alguns passos da tal vista. O que faz o lugar mais que especial é o acolhimento da dona, que há cerca de 5 anos transformou a casa, na comunidade do Solar do Unhão, em re-restaurante, nome inventado por conta de uma leve gagueira da cozinheira, que pouco se nota.
![]() |
| Suzana e sua moqueca: fama se espalhou (Foto: Reprodução/Facebook) |
São poucas mesas, sem luxo, sem frescura, numa área de aproximadamente 20 m2, de onde se pode ver o sobe e desce de pescadores, os meninos correndo e conversar de forma agradável com a dona e o pessoal da área. É muito fácil chegar: suba a avenida contorno, faça como quem vai entrar no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), mas não desça a ladeira, pegue o acesso à esquerda. Aí é só ir em direção ao emaranhado de casinhas, escadarias e paredes cobertas de grafites. Pergunte por Dona Suzana que todo mundo conhece.
![]() |
| Grafite enfeita paredes da comunidade (Foto: Reprodução/Facebook) |
O restaurante funciona diariamente, para almoço. A moqueca de peixe (ou arraia, sempre frescos!) é o prato mais famoso da baiana, tendo como acompanhamentos pirão, arroz, feijão fradinho e aquela pimentinha. O preço varia conforme a quantidade de pessoas por mesa, mas dificilmente passa dos R$ 20 (por pessoa). Se moqueca não for a sua, sempre tem outras opções com o mesmo tempero caseiro. Se você for vegetariano ou vegano, ligue e encomenda uma moqueca especial.
É realmente uma experiência única: entrar na comunidade, comer uma moqueca “raiz” e ainda conversar por horas a fio… se levar o bloquinho, vira quase antropológica! Muito melhor do que só ver o Solar do Unhão, do MAM, no contraste com os prédios da Vitória.
Se ligue!
Ré-Restaurante Dona Suzana
Facebook / 71 98612-5952 ou 3328-2056
Solar do Unhão
ÚLTIMOS POSTS
Sereia do Rio Vermelho é restaurada antes da Festa de Iemanjá
NOTÍCIAS 31/01/2026 19:32Ministereo Público celebra 21 anos com seu tradicional baile em homenagem a Yemanjá, no dia 2
PROGRAME-SE 31/01/2026 17:29Pelourinho vibra neste sábado (31) com Olodum Mirim, Xédendê, Acema e ensaio do Ilê Aiyê
PROGRAME-SE 31/01/2026 10:27"Bahia de todos os sambas”, esse é o tom da sexta (30) no Pelô com Taian Riachão, Samba Trator, Omo Obá, Muzenza e Commanche
NOTÍCIAS 30/01/2026 14:05SSP empregará na Festa de Iemanjá 2026 1.152 policiais, peritos e bombeiros
NOTÍCIAS 30/01/2026 13:38Ver todas as notícias

