Barra do Cahy: se encante com a primeira praia do Brasil, em Prado, na Costa das Baleias
Nas aulas de história a gente aprendeu que ao chegarem à costa brasileira, os portugueses avistaram o Monte Pascoal, no extremo sul baiano, e se encantaram pela praia onde desembarcaram. Pois esse lugar permanece praticamente intocado, como há 500 anos atrás, quando foi avistado por Cabral e sua turma. Recentemente, a Barra do Cahy, pertencente ao município de Prado, ganhou o título de primeira praia do Brasil, após estudos feitos por pesquisadores e historiadores concluírem que o local é o descrito na carta de Pero Vaz de Caminha. Uma placa com o título foi instalada no local e se tornou ponto de parada obrigatória para foto.
![]() |
| Falésias chamam a atenção, na Barra do Cahy (Foto: Reprodução Instagram / _srgomes) |
Já que a gente já não usa mais caravela para navegar mar afora, chegar ao paraíso é possível via estrada de terra. São cerca de 18 km de Cumuruxatiba, também em Prado, em um caminho com muitos buracos, que é melhor percorrer com 4x4. Mas se não tiver chovido nos dias que antecedem sua viagem, dá pra desbravar o trecho com carro pequeno: é só ir devagar, com paciência. Caso não queira se arriscar, você pode contratar um transfer ou passeios nas agências da região (Prado, Cumuruxatiba ou Porto Seguro).
![]() |
| Na placa: "Ao monte alto o capitão pos nome o Monte Pascoal e a terra a Terra de Vera Cruz..." (Foto: Reprodução Instagram / rodcostaoficial) |
A estrada te leva até a entrada da Barra do Cahy, onde fica o único restaurante da Praia, da Glória, que trabalha com esquema de consumação mínima por pessoa (R$ 100). É tentador ficar por lá, onde cadeiras, esteiras e espreguiçadeiras te esperam, entre falésias e o mar. Mas não se renda facilmente a sombra, água fresca e petiscos.
![]() |
| Encontro do rio com o mar: paraíso (Foto: Reprodução Instagram / espetinhodocapitao) |
Caminhe para a esquerda, cerca de 300 m até a foz do rio Cahy. É lá que você será encantado pelo cenário do encontro da água do rio com o mar, em uma praia quase exclusiva. Para desfrutar de tudo que o local oferece, prefira ir na maré baixa, quando se formam pequenas ilhas de areia no rio, que convidam para um banho relaxante sob o sol. Leve sua água e lanche, passe o dia observando a maré subir até encontrar o mar. O banho no local é excelente, mas tenha cuidado com a correnteza. Fique atento ao mar, que é forte.
Se ligue!
ÚLTIMOS POSTS
Sereia do Rio Vermelho é restaurada antes da Festa de Iemanjá
NOTÍCIAS 31/01/2026 19:32Ministereo Público celebra 21 anos com seu tradicional baile em homenagem a Yemanjá, no dia 2
PROGRAME-SE 31/01/2026 17:29Pelourinho vibra neste sábado (31) com Olodum Mirim, Xédendê, Acema e ensaio do Ilê Aiyê
PROGRAME-SE 31/01/2026 10:27"Bahia de todos os sambas”, esse é o tom da sexta (30) no Pelô com Taian Riachão, Samba Trator, Omo Obá, Muzenza e Commanche
NOTÍCIAS 30/01/2026 14:05SSP empregará na Festa de Iemanjá 2026 1.152 policiais, peritos e bombeiros
NOTÍCIAS 30/01/2026 13:38Ver todas as notícias


