SPM inicia em Barreiras etapa das Conferências Territoriais de Políticas para as Mulheres no Oeste
A Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado (SPM) inicia, nesta quarta-feira (6), as Conferências Territoriais de Políticas para as Mulheres (CTPM). Este será mais um momento de diálogo, escuta e participação coletiva entre poderes públicos, movimentos de mulheres, movimentos feministas e sociedade civil. O objetivo é promover um amplo debate, avaliar as políticas existentes, propor novas ações e definir prioridades, fortalecendo a democracia, a igualdade, com garantia de voz e representatividade das mulheres na Bahia.
No Oeste, Barreiras sediará a CTPM, na quarta-feira (6), na sede da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), a partir das 8h. Na quinta-feira (7), será realizada a CTPM no TI do Extremo Sul, no Colégio Estadual da Polícia Militar Anísio Teixeira, no município de Teixeira de Freitas, das 8h às 17h. Na sexta-feira (8), serão realizadas, simultaneamente, as conferências em Riacho de Santana, no Centro de Treinamento de Líderes de Riacho de Santana, às 9h, integrando os Territórios de Identidade Bacia do Paramirim, Velho Chico e Bacia do Rio Corrente; em Seabra, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba), às 8h, integrando os TI da Chapada Diamantina e Piemonte do Paraguaçu; e em Eunápolis, às 8h, na Câmara Municipal, no Território de Identidade Costa do Descobrimento.
Com o tema “Mais democracia, mais igualdade e mais conquista para todas”, a CTPM é mais uma etapa preparatória para a 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres (5ª CEPM), que será realizada, de 27 a 29 de agosto, em Salvador, sendo também uma etapa que antecede à Conferência Nacional (5ª CNPM), que acontecerá, em setembro, no Distrito Federal.
A secretaria de política para as mulheres, Neusa Cadore, disse que este é um momento histórico para a Bahia e para o Brasil. “As conferências estão na centralidade das nossas ações na SPM e também no âmbito federal, através do Ministério das Mulheres. Já foram realizadas conferências em mais de 160 municípios da Bahia e, agora, partimos para as conferências territoriais, em uma demonstração da importância desta agenda para os poderes públicos e para toda a sociedade. Estamos trabalhamos por um futuro que contemple todas as mulheres na sua diversidade, pois a luta por direitos e igualdade é de todas e para todas”, ressaltou.
As discussões nas conferências serão orientadas por seis eixos temáticos: Participação política paritária e fortalecimento da democracia; Enfrentamento às violências de gênero; Autonomia econômica e mundo do trabalho; Saúde integral, direitos sexuais e reprodutivos; Educação não-sexista e cultura igualitária; e Direito ao Território e Sustentabilidade.
Durante as CTPM serão eleitas as delegadas para a 5ª Conferência Estadual. Uma das expectativas esperadas é o estímulo à criação e fortalecimento de Conselhos e Organismos de Políticas para as Mulheres nos municípios baianos e a elaboração do Plano Estadual de Políticas para as Mulheres.
Para mais informações sobre as conferências de políticas para as mulheres na Bahia, acesse: www.ba.gov.br/mulheres e siga a SPM nas redes sociais @spmba
Fonte: Ascom/SPM
ÚLTIMOS POSTS
Sereia do Rio Vermelho é restaurada antes da Festa de Iemanjá
NOTÍCIAS 31/01/2026 19:32Ministereo Público celebra 21 anos com seu tradicional baile em homenagem a Yemanjá, no dia 2
PROGRAME-SE 31/01/2026 17:29Pelourinho vibra neste sábado (31) com Olodum Mirim, Xédendê, Acema e ensaio do Ilê Aiyê
PROGRAME-SE 31/01/2026 10:27"Bahia de todos os sambas”, esse é o tom da sexta (30) no Pelô com Taian Riachão, Samba Trator, Omo Obá, Muzenza e Commanche
NOTÍCIAS 30/01/2026 14:05SSP empregará na Festa de Iemanjá 2026 1.152 policiais, peritos e bombeiros
NOTÍCIAS 30/01/2026 13:38Ver todas as notícias