Rota turística Bahia de Todos os Fortes é lançada em Salvador
A capital da Bahia ganhou mais um atrativo para quem aprecia história e cultura. Foi lançado nesta segunda-feira (29), o roteiro turístico Bahia de Todos os Fortes – Uma viagem na história dos guardiões da Baía de Todos-os-Santos, desenvolvido pela Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA). O termo de compromisso que institui a nova rota turística para Salvador foi assinado pelo secretário estadual de Turismo, Maurício Bacelar, e representantes da 6ª Região Militar do Exército, durante solenidade realizada no Quartel da Mouraria, no Centro da cidade.
A nova rota reúne as principais construções militares da capital baiana, como os Fortes de Mont Serrat, São Diogo, Santa Maria e São Pedro, prometendo reforçar o turismo e a preservação da memória dos fortes, que guardaram a cidade ao longo dos séculos. Para o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar, a novidade é um ganho duplo para a Bahia, com reflexo na geração de emprego e de renda para os baianos.
“Nós ganhamos mais um segmento, incrementando o fluxo, gerando emprego e renda. Estamos consolidando a Bahia como líder do turismo brasileiro. Muito obrigado ao Exército pela confiança em firmar esta parceria com o Governo do Estado, para poder fazer do turismo da Bahia, do turismo de Salvador, líderes no segmento nacional”, destacou o secretário. De acordo com ele, é estudada a possibilidade de ampliar essa parceria para outras forças.
Já o assessor cultural da 6ª Região Militar, coronel Motta Lima, ressaltou a importância dessa valorização da memória dos fortes, que marcaram a defesa da cidade. “Ao inaugurarmos este roteiro turístico, cultural, militar, que permite a visitação aos nossos fortes, fortes esses que ajudaram a construir a história da Bahia, ajudaram a construir esse estado, ajudaram a construir essa cidade; estamos divulgando e ajudando a preservar tão importantes equipamentos históricos e culturais”.
Na ocasião, foram entregues certificados de capacitação a membros do trade turístico, que já pode oferecer o novo produto e realizar as visitas guiadas. O guia de turismo, Eurivaldo Gomes, foi um dos certificados. Para ele, uma ferramenta para oferecer um serviço de qualidade. “Para nós, guias de turismo, uma qualificação extremamente importante. Agora a gente pode, realmente, trazer esses grupos, de fato, com mais segurança, com mais propriedade daquilo que a gente vai apresentar”, afirmou Eurivaldo.
Repórter: Anderson Oliveira/GOVBA
ÚLTIMOS POSTS
Sereia do Rio Vermelho é restaurada antes da Festa de Iemanjá
NOTÍCIAS 31/01/2026 19:32Ministereo Público celebra 21 anos com seu tradicional baile em homenagem a Yemanjá, no dia 2
PROGRAME-SE 31/01/2026 17:29Pelourinho vibra neste sábado (31) com Olodum Mirim, Xédendê, Acema e ensaio do Ilê Aiyê
PROGRAME-SE 31/01/2026 10:27"Bahia de todos os sambas”, esse é o tom da sexta (30) no Pelô com Taian Riachão, Samba Trator, Omo Obá, Muzenza e Commanche
NOTÍCIAS 30/01/2026 14:05SSP empregará na Festa de Iemanjá 2026 1.152 policiais, peritos e bombeiros
NOTÍCIAS 30/01/2026 13:38Ver todas as notícias